
Introdução
Pais vocês estão conversando com seus filhos sobre coisas importantes?
Como pediatra, percebo que as conversas abertas e honestas entre pais e filhos podem ter impactos diretos na saúde e no bem-estar das crianças. Porém, eu também vejo que muitos pais têm dificuldade de conversar com seus filhos sobre assuntos mais difíceis.
Se você é um desses pais, não se preocupe, você não está sozinho. Conversar com as crianças sobre sexualidade, morte, dinheiro, violência, entre outros assuntos, pode ser desafiador, mas é muito importante.
Dicas práticas para ajudar nas conversas difíceis
Abaixo, trago algumas estratégias para te ajudar a começar a falar com seus filhos:
1 - Quanto mais cedo você começa a conversar com seus filhos sobre assuntos importantes mais fácil vai ser para eles se abrirem com você;
2 - Comece falando sobre coisas simples e da rotina. Conecte-se com os sentimentos e as experiências da criança. Use as situações do dia a dia a seu favor. Por exemplo, se vocês estiverem assistindo a um filme que tem cenas de violência, vocês podem falar sobre o que aconteceu e como se sentem em relação a isso;
3 - Quando seus filhos forem crescendo, fale sobre assuntos mais complexos como sexo, drogas, álcool e divórcio;
4 - Não tenha medo de admitir que você não sabe a resposta para uma pergunta. Os seus filhos precisam saber que podem confiar em você, não importa o que aconteça. Seus filhos precisam se sentir confortáveis, amados e respeitados para poderem se abrir. Não comente as conversas que tiverem com outras pessoas, principalmente na frente deles.
5 - Tenha paciência e esteja preparado para ouvir. Então, quando seus filhos falarem, não interrompa ou julgue o que eles estão expondo.
Mas se o assunto for mesmo difícil para ambos, pergunte se seus filhos estão dispostos a ouvir, e seja direto.
Conclusão
Por fim, não tenha medo de pedir ajuda. Se você se sentir sobrecarregado peça ajuda. Existem muitos recursos disponíveis para isso, como livros, sites, grupos de apoio e profissionais. Os seus filhos precisam saber que podem confiar em você, não importa o que aconteça.
As conversas entre pais e filhos impactam positivamente o desenvolvimento neurológico das crianças, pois são um incentivo para praticar as habilidades da linguagem, cognição, pensamento crítico e resolução de problemas. Além de ajudar as crianças a regularem suas emoções e se relacionarem de modo saudável com o próximo.
Conversas entre pais e filhos são essenciais e os pais devem se esforçar para falar com os filhos sobre todos os assuntos.
Para acessar mais conteúdos de dicas de saúde e bem-estar para a sua família, continue navegando pelas páginas do Nestlé FamilyNes.